
Colégio Estadual Santos Dias
No Colégio Estadual Santos Dias, as estratégias iniciaram com a apresentação do espetáculo Rotas em Risco para as turmas de 3º ano do ensino Médio. Turmas estas onde a professora Helena Garritano ministrava aulas de Arte. No momento de nossa chegada à escola já observamos como o grupo modificou a rotina da escola. E ao saber da apresentação, várias turmas desejaram participar e assistir, Assim nasceu a ideia de voltarmos a escola com oficinas de dança e acrobacia para os jovens do ensino médio que eram alunos da referida Professora, pois não houve como atender as demais turmas em função de questões burocráticas.
Ao decorrer do ano de 2015 fazíamos visitas mensais a escola e aplicávamos oficinas para turmas de primeiro, segundo e terceiro anos. As trocas foram interessantes e ao final, os alunos desejaram assistir novamente ao espetáculo, pois queriam perceber como seria assistir após as práticas. Assim fizemos e as falas foram bastante significativas no final do processo.
Em 2017 um dos alunos do terceiro ano, que praticava dança, mas não conhecia a graduação em dança, nos procurou no início do primeiro semestre. Agora como calouro do curso de Bacharelado em Dança da UFRJ.
A trajetória do projeto nos anos de 2015 e 2016 possibilitou (e continua a possibilitar no corrente ano) que os alunos pudessem ter variadas experiências e perceber realidades sociais distintas fora da universidade. Essa possibilidade foi transformadora e surpreendente para os alunos, como apontarão os relatos ao final do artigo.
No ano de 2019 retornamos ao colégio para fazermos apresentação para toda a escola, em dois turnos, do espetáculo Sobre Amores... e riscos, seguido de debates com as turmas.

Colégio Estadual Santos Dias - Turmas de Artes - Professora Helena Garritano.










