top of page

ARRISCADO: UM DIÁLOGO ENTRE DANÇA E ACROBACIA

            O projeto "Arriscado": um diálogo entre dança e acrobacia, nasceu em 2013 e pertence ao Departamento de Arte Corporal - DAC, inserido na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, sob a coordenação da Professora Drª Isabela Buarque. Atualmente conta com a participação de alunos das três graduações em dança: Bacharelado em interpretação e coreografia, Licenciatura em Dança e Bacharelado em Teoria da Dança.

            Os objetivos deste projeto de pesquisa são: fortalecer os estudos acerca da dança contemporânea em sua relação com o diálogo de linguagens; criar possibilidades de construção coreográfica enfocando o diálogo entre dança e acrobacia; contribuir para as reflexões sobre estética e dança e, especialmente, investir na formação de plateia para dança a partir da circulação de espetáculos.

            Os principais questionamentos que este projeto vem trazer são: de que forma o espetáculo de dança que é mais virtuoso, mais acrobático poderia contribuir para que a dança ganhasse mais espaço no cotidiano dos indivíduos, sendo percebida enquanto linguagem geradora de pensamentos, questionamentos e até mesmo de lazer, já que estes espetáculos têm uma maior aceitação de um público que é “leigo”? De que forma pode-se alcançar crianças e adolescentes através da dança e acrobacia para discutir temas corpo, sensibilidade e apreciação artística?

Nesse sentido, este projeto de pesquisa vem propor um diálogo entre teoria e prática para pensarmos a dança contemporânea e seus diálogos com diferentes manifestações corporais, no caso a acrobacia. A sociedade passa por uma série de mudanças e transformações que interferem no conhecimento e “visão de mundo” de cada pessoa. Neste conjunto de transformações e mudanças pode-se perceber uma super valorização do corpo: sua imagem, sua estética. Tudo em relação ao corpo ganha maiores proporções.

            Este projeto se justifica na medida em que propõe estudar a dança contemporânea a partir de diferentes estéticas, possibilidades de criação, inovação e poética na acrobacia. Buscamos contribuir para as reflexões acerca da dança contemporânea, fortalecendo o campo profissional, além de ampliarmos os olhares sobre o processo criativo, bem como trabalhar a formação profissional do aluno.

arriscado_front1.png

Mestrandas do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Dança (PPGDAN)

Emanuelle Dias (superior) e Dandara Ferreira (inferior)

© 2021 por Arriscado | Dança e Acrobacia. Todos os direitos reservados.

bottom of page