
Vila Olímpica da Mangueira
Desde 2015 o projeto estabeleceu parceria com a Vila Olímpica da Mangueira - Equipe de Ginástica Rítmica, sob coordenação da Professora Maria Augusta Buarque (Guta Buarque).
As ações com a equipe de Ginástica Rítmica da Vila Olímpica da Mangueira se deram da seguinte forma: Oficinas de preparação corpora e criação para as ginastas, sem abandonar o eixo temático acrobático. Nestes encontros os alunos do Arriscado, orientados pela coordenação do projeto, criaram uma série de oficinas de consciência corporal, bem como oficinas de experimentações ligadas a sensações diversas. Também forma trabalhados laboratórios de criação. Por outro lado, as ginastas da Mangueira, juntamente com sua técnica, ofereciam oficinas de acrobacia e preparação física para os alunos da UFRJ. Desta forma criamos um vínculo muito interessante que nos levou, no ano de 2017, a criar um espetáculo de dança e acrobacia conjuntamente, O que há de mim em você e no ano de 2018 o espetáculo Ainda sobre nós.
Além do trabalho de oficinas e aulas, também criou-se espaço para as ginastas e sua técnica na disciplina Fundamentos da Ginástica, ministrada pela coordenadora Isabela na graduação em dança até o ano de 2018. A visita da equipe nas aulas como convidadas cria uma atmosfera muito frutífera. Há bastante troca e aprendizado. Paralelamente às atividades mencionadas, também levamos as meninas para assistirem apresentações do espetáculo Rotas em Risco, em diferentes locais como teatro e lonas culturais. Essa estratégia foi muito importante para que as ginastas vivenciassem várias etapas da produção artística. Atualmente, as ginastas com idade entre 15 e 17 anos, que estão prestes a escolher caminhos profissionais, esboçam claramente o desejo (muitas com apoio da família) de optar pela graduação em dança na UFRJ.

Vila Olímpica da Mangueira - Equipe de Ginástica Rítmica - Professora Guta Buarque.

















